Relatório Anual 2021

VOLTAR

PALAVRA DO PRESIDENTE CB PT

Ronald Hugo Felder

A pandemia do Coronavírus já faz parte da rotina de todos os países e, apesar da vacina, influencia o sistema de saúde e dificulta o crescimento econômico. Mesmo assim, estamos felizes com a retomada cultural que a gradual volta ao convívio social possibilita.

Nossas escolas aprenderam a conviver com o vírus. Para podermos respeitar as regras do governo e garantir a segurança, precisamos ser flexíveis. De forma virtual ou híbrida ou totalmente presencial em sala de aula, os professores, os alunos e os pais tiveram de se readaptar e enfrentar os grandes desafios. O fato é que conseguimos prosseguir com nosso trabalho e continuamos atingindo os melhores resultados.

O senhor Maurus Sommerer, anteriormente Coordenador Pedagógico, foi escolhido para ser o novo Diretor-Executivo, assumindo o novo cargo em 15 de julho de 2021, quando o então diretor da Escola, senhor Marcel Brunner, passou o bastão para ele. Durante o mês de setembro, Maurus teve a possibilidade de se atualizar no cantão Basel-Stadt, na Suíça, onde pôde obter diferentes visões de ensino praticadas em diversas escolas e trocar ideias com diretores locais. O trabalho em conjunto com professores suíços foi um sucesso, não somente por possibilitar o aprofundamento de seus conhecimentos, mas também por incentivar um importante networking com nosso cantão patronal. Estamos convictos de que contratamos um competente diretor e excelente sucessor de Marcel. Mais uma vez, o Conselho de Administração dá as boas-vindas a Maurus Sommerer em sua tarefa de grande responsabilidade, desejando-lhe muito sucesso em suas novas atribuições, e agradece a Marcel Brunner por sua grande dedicação ao longo dos anos na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, também desejando-lhe muito sucesso em seus novos caminhos pessoais e profissionais.

O mundo muda de forma veloz e precisamos estar abertos para o novo para que os nossos objetivos sejam atingidos e para que possamos manter as demandas internacionais e a qualidade determinada por Swissness. O Conselho de Administração trabalha intensivamente com os dois Diretores-Executivos para que a excelência das escolas possa ser mantida. Sabemos da necessidade de melhorias constantes e de nos adaptar às mudanças contínuas e mundiais, cientes dos desafios que isso impõe. Para manter a cooperação entre as duas Escolas, são realizados encontros virtuais semanais entre os dois Diretores; duas vezes por mês, ocorre reunião entre eles e o Conselho de Administração. Para que as tarefas e as responsabilidades do Conselho de Administração sejam definidas claramente, o regulamento interno é revisado anualmente.

Graças ao empenho de todos os participantes – funcionários das Escolas, alunos e pais -, conseguimos atingir os nossos desafiadores objetivos. Temos consciência de que uma Escola com alto nível pedagógico necessita de uma infraestrutura compatível e de uma arquitetura moderna e contemporânea. Elaboraremos um plano-diretor para ambas as Escolas, o qual, gradativamente, adaptará a nossa infraestrutura às disciplinas do currículo para que estejamos preparados para as próximas décadas.

Os registros de contabilidade e o controle de nossas finanças devem ser seguros e transparentes. Nesses termos, é realizada uma auditoria anual. Essa revisão, inicialmente elaborada pela KPMG e atualmente assumida por um colaborador da PWC, já existe há 3 anos em nossas Escolas.

Em nome de todo o Conselho de Administração, gostaria de expressar nossos agradecimentos aos nossos dois Diretores-Executivos, Maurus Sommerer e Reto Schafflützel, pela competente gestão de nossas Escolas em São Paulo e em Curitiba. Pelo incansável empenho, nossa gratidão também a todos os professores e funcionários de nossa comunidade escolar. Também somos muito gratos aos pais pelo apoio e por confiarem seus filhos a nossas instituições.

Também agradecemos a Crispin Hugenschmidt e Pierre Felder, do Cantão Patronal Basel-Stadt; a Michael Umbricht e Frédéric Voisard, do Cantão Patronal Aargau; a Barbara Sulzer Smith, de Educationsuisse; a Fiona Wigger-Häusler, do Departamento Federal de Cultura (BAK); ao nosso Ex-Cônsul-Geral de São Paulo, Urs Brönnimann; ao nosso novo Cônsul-Geral, Pierre Hagmann, e ao nosso Cônsul Michael Schweizer, pelo grande apoio e cooperação.

Finalmente, um especial agradecimento a todos os nossos alunos: estamos orgulhosos pelo empenho e pelas metas atingidas. A todos os formandos de 2021, desejamos o melhor para o futuro.

Ronald Hugo Felder
Presidente do Conselho de Administração


Conselho de Administração

Presidente Ronald Hugo Felder
Vice-Presidente Bruno Larsen
Conselheiros Alfredo Attié Jr.
Brena Pimentel Bäumle
Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin
Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer
Jacqueline Louise Hefti Caramurú
Manuela Esther Merki
Marcel Salzmann
(in memorian até 11/2020)

Conselho Fiscal

Membros Efetivos Sérgio Renato Tinguely
Werner Stettler

Conselho Consultivo

Membros Obrigatórios
Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo Urs Brönniman
Representantes do Corpo Docente Flávio Stresser Araújo
Heitor França
Presidente anterior do Conselho de Administração Gunar Hohl
Membros Eleitos Sergio Mestieri Chammas

RELATÓRIO DA GESTÃO DE CURITIBA

SUBIR

O Ano dos Reencontros

Após um ano muito desafiador com o ensino a distância para alunos, famílias e professoras da educação infantil, pudemos com muita alegria retornar às nossas atividades no presencial. No início do ano, com a exigência do distanciamento entre alunos, preparamos e adaptamos salas suficientes para que todos nossos alunos pudessem retornar à escola de maneira segura. Como foi importante rever os amigos, voltar a brincar no parquinho, na caixa de areia e no nosso bosque. 

Assim como as aulas também pudemos retornar gradualmente com nossos eventos, tão importantes e especiais para a educação infantil. 

Tivemos o dia da integração, esse foi online mas não menos divertido. Pudemos vivenciar a Festa da Lanterna em pequenos grupos, e foi a primeira oportunidade de os pais poderem entrar no colégio novamente. A nossa festa da família foi muito especial e divertida, com brincadeiras especialmente preparadas. Finalizamos o ano com a vinda do Nikolaus. 

Foi um ano muito especial e importante.

Projeto “Uma Surpresa na Caixa”

No final do ano, junto com o tema “Nikolaus” na educação infantil, foi desenvolvido o Projeto uma Surpresa na caixa, uma ação social comunitária, com o objetivo de desenvolver o princípio da solidariedade. Todas as famílias da educação infantil foram convidadas a preparar uma caixa com alguns itens sugeridos, embrulhada para podermos presentear 162 crianças de 0 a 3 anos do CMEI Milton dos Santos, em parceria com a Secretaria de Educação de Pinhais. No dia 08/12, pudemos ir entregar, juntos com os pais representantes, todos os presentes arrecadados. Foi um momento muito especial, ver a alegria de cada uma daquelas crianças recebendo seu presente que foram preparados carinhosamente por nossas famílias e o entusiasmo de nossos alunos em poder presentear outras crianças.

Incentivo à Leitura – Despertar o prazer da leitura

Ler é uma competência básica para uma participação ativa na vida social e cultural e oferece um alicerce para um aprendizado durante toda a vida. Uma socialização de leitura bem-sucedida já começa na Educação Infantil e, nesse contexto, assume uma posição-chave para o êxito da formação escolar.

Assim, a aquisição da competência de leitura e o prazer de ler assumem um papel central para nós como escola. Dirigimos o nosso foco para que o aluno conheça diversas estratégias de leitura e aumente a habilidade de ler a partir de métodos de leitura em conjunto.

Com ações e atividades planejadas durante o ano letivo, como concursos de leitura, semana de leitura, projetos de literatura e leitura de autores, o Colégio possibilita estabelecer uma cultura de leitura adequada a cada faixa etária. Na biblioteca escolar e na sala de aula, são disponibilizadas outras propostas para os alunos, sempre com o intuito de despertar a vontade de ler.

Qual criança nunca pensou na possibilidade de mergulhar em um mundo mágico e misterioso de histórias, rodeada de livros? À luz noturna, os alunos do primeiro e do segundo anos tiveram a oportunidade de se aconchegar com um livro em algum canto da Biblioteca, escutar histórias e se aprofundar na leitura. Nossa Biblioteca transformou-se em um universo encantado, cheio de histórias, enquanto escurecia lá fora. Essas duas noites de leitura foram organizadas pelas professoras e pela bibliotecária. Para elas, o mais importante era que os alunos, de forma consciente, vivenciassem e compartilhassem essa experiência de leitura.  Depois dessa etapa, foram realizados vários ateliês para compartilhar as experiências e continuar trabalhando em conjunto.

Incentivo do Alemão

Idiomas abrem portas, conectam pessoas e constroem pontes para outras culturas, outros países e outros modos de vida. O incentivo à língua alemã para crianças e jovens tem um papel central em nosso Colégio. Nossa preocupação é construir um ambiente de aprendizado para que os alunos possam se expressar nesse idioma o máximo possível. Por ocasião do Dia Mundial do Livro, do concurso de leitura, de projetos interclasses, como a criação de um lapbook, de uma caixa de leitura, de uma receita e até de um projeto musical, os alunos receberam diversas oportunidades para isso. Além disso, organizamos a Semana da Língua Alemã, na qual os alunos tiveram a possibilidade de fazer uma viagem virtual de uma semana pelos países de língua alemã, vivendo e conhecendo a sua cultura e suas belezas.

No Ensino Médio, foi realizado o cativante concurso de debates, no qual os alunos, em uma calorosa discussão, defenderam seus pontos de vista antagônicos. Nesse projeto didático, o objetivo é capacitar os alunos a, de forma convincente, fazer questionamentos críticos e apresentar suas opiniões. O importante não é somente oferecer a formação do idioma, mas incentivar os alunos a avaliarem as opiniões dos outros e assumir e entender outras perspectivas e pontos de vista.

As Olimpíadas de Matemática

Nos dias 30/06/21 e 02/07/21, 55 alunos do EF2 e do EM do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba participaram da primeira fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), a qual aconteceu no formato on-line. 10 alunos foram classificados para a segunda fase, que ocorreu no dia 06 de novembro de 2021 de forma presencial. Neste ano, o Colégio pôde celebrar a conquista de uma medalha de bronze no nível 1, em uma competição que contou com a participação de aproximadamente 18 milhões de candidatos em nível nacional.

Ensino da Língua Portuguesa: Projetos realizados ao longo do ano letivo 2021

Em Língua Portuguesa, o ano letivo de 2021 foi repleto de projetos que envolveram as várias turmas do Ensino Fundamental 2.

Durante o primeiro bimestre, os alunos do 8° ano realizaram o projeto “Prevenção às Drogas”. Já no quarto bimestre do ano de 2020, leram o livro paradidático 12 horas de terror; em 2021, realizaram a leitura e a análise da obra de José S. Ganymédes, Uma luz no fim do túnel; o próximo passo foi   uma pesquisa em duplas sobre diferentes tipos de droga. O resultado foi a realização de um trabalho seguindo as normas da ABNT, com apresentação para toda a turma. Esse projeto terminou com uma palestra ministrada pela professora e mestra Luisa Veríssimo, da qual participaram os alunos do 8ºe do 9ºanos.

Quem nunca se encantou lendo um maravilhoso conto de fadas ou um conto de aventura e terror?

Os alunos do 6ºe do 7º anos tiveram uma experiência única: escreveram contos que foram organizados em uma encantadora coletânea, publicada no final da Semana da Língua Portuguesa (https://chpr.aesb.com.br/site/wp-content/uploads/2019/02/Coletanea-de-Contos-CHPR-6o-e-7o-ano-2021.pdf) .

Os alunos do 6ºano leram e interpretaram os conhecidos contos de fadas. Em seguida, com muita criatividade, inventaram ou recriaram encantadores textos, fazendo o leitor viajar pelo mundo da fantasia.

Os alunos do 7º ano mergulharam na leitura de contos de terror e aventura. Conseguiram observar as estratégias adotadas pelos autores para criar histórias que trazem suspense, fazendo o leitor ficar com medo e se divertir muito com suas criativas ideias.

Um outro importante projeto foi a simulação de um júri composto pelos alunos do 9° ano. A fim de desenvolverem a argumentação oral (um dos principais temas tratados durante o ano letivo), os estudantes participam dessa atividade. Neste ano, contaram com a presença da Procuradora do Ministério Público, Dalva Marin Medeiros, que gentilmente dividiu sua experiência com os alunos e os orientou sobre a dinâmica que ocorre em um tribunal.

Ocupando as posições de advogados de defesa, de procuradores do Ministério Público e de jurados, os jovens puderam experienciar uma dinâmica verossímil e baseada em um caso real, que serve de pano de fundo para a obra literária estudada no quarto bimestre.

Para finalizar, o maior acontecimento do ano para o ensino da Língua Portuguesa foi a Semana da Língua Portuguesa, que aconteceu de 23 a 27 de agosto. O tema foi o folclore brasileiro, cujo dia nacional celebra-se em 22 de agosto.

Houve eventos e atividades envolvendo alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, com foco na homenagem a nosso folclore, na relevância do livro como mídia privilegiada para a reflexão sobre questões identitárias e em uma abordagem transdisciplinar de produções que promovem nossa língua e cultura.

Os alunos do 6o e do 7o anos tiveram a oportunidade de acompanhar o evento de lançamento do livro A chave de ouro, de Ângela L. Xavier, que organizou uma atividade de narração e escrita sob medida para nossos alunos.

Os alunos do 6o ano tiveram ainda a oportunidade de ver suas próprias produções de histórias em quadrinho em exposição. O 7º ano pôde conhecer, no decorrer da semana, parte da obra de Álvaro Posselt, que tratou ainda de destacar em sua fala as características desta que é conhecida como a forma mais pura de escrita de poesia: o Haikai (ou Haiku).

O 8o ano colocou a mão na massa em uma Oficina de Escrita Criativa organizada pelos professores do EF2 e teve ainda acesso a considerações sobre aspectos da Argumentação em Jornais do Séc. XIX, bem como a prática de técnicas de argumentação, por meio de workshop organizado por Bruna Marcelino.

O professor Andrey Fillies do Nascimento (EF2 e EM) conversou com os alunos do 9o ano sobre o mercado editorial, promovendo a reflexão sobre os diferentes momentos que marcam o desenvolvimento e a circulação dos livros.

Os alunos do 9º ano e do EM puderam ouvir ainda o ilustrador Fabiano Vianna falando sobre sua experiência ao trabalhar com a representação imagética, em livros, de nosso folclore nacional. O aspecto transdisciplinar do trabalho com a Língua Portuguesa foi ainda ressaltado quando os alunos puderam ouvir Jonatan Silva falar sobre a integração de ficção e jornalismo, marca do seu trabalho.

Proposta de Incentivo – Treinamento de Concentração de Marburg

Problemas de concentração e de atenção já são considerados efeitos colaterais típicos de nossa sociedade, marcada pela instantaneidade e avalanche de estímulos, principalmente após a pandemia.

Cada vez mais, alunos do Ensino Fundamental 1 mostram dificuldades para se concentrar em uma tarefa por um período prolongado, sem se distraírem por estímulos externos. Diante disso, introduzimos no 1º ano o Treinamento de Concentração de Marburg , que traz benefícios a todas as crianças.

O Treinamento de Concentração de Marburg é um bem-sucedido programa de treinamento para crianças, baseado no aprendizado, que consiste em aplicar técnicas para o alcance de uma concentração de longo período, promovendo a autorregulação. Em seis módulos, são treinadas as áreas de autoconfiança, motivação para o desempenho e a convivência construtiva para lidar com erros.

Com o envolvimento dos pais e professores nesse processo de treinamento, foi possível oferecer aos alunos um sistema de apoio para o aprendizado. No início dos módulos de treinamento, o Colégio organizou um workshop para os pais, no qual o programa foi apresentado, perguntas foram respondidas e dicas para apoiar o aprendizado em casa foram compartilhadas. Essa proposta foi implementada no Ensino Fundamental 1, pois atenção e concentração são a base para um aprendizado progressivo e para o sucesso escolar.

Adequação Matriz Curricular EM

Neste ano, a matriz curricular do Ensino Médio foi atualizada para contemplar o Novo Ensino Médio. Nesse contexto, a disciplina de Francês passou a integrar a grade curricular, deixando de ser optativa e passando a constar do histórico escolar. Nas aulas itinerantes, os alunos continuam escolhendo as disciplinas do IB que irão compor a base de estudos. No Projeto de Vida, poderão escolher participar de diversas atividades, tais como: Jugend Debattiert, GIN, SMUN, Ted, CAS, estágios, teatro, Semana de Estudos, Semana da Economia, parlamento estudantil, cursos extracurriculares, entre outras.

Orientação profissional

Ao longo do 1º semestre, com o objetivo de contribuir para a escolha que os alunos fazem das disciplinas referentes ao IB Diploma (e que também serão decisivas para o curso universitário), realizamos uma série de palestras sobre profissões (sempre às sextas-feiras, nas duas primeiras aulas). Além dessas apresentações, convidamos universidades internacionais e nacionais (presencialmente e on-line) para conversas com os alunos, os quais também puderam contar com a orientação profissional do nosso departamento de Psicologia.

Sustentabilidade

Como cidadãos que se preocupam com o ambiente em que vivemos, todos os membros da comunidade escolar – alunos, professores, funcionários, pais e até vizinhos do Colégio – envolveram-se em diversas campanhas: conscientização sobre a utilização da água; novas opções de produção alimentícia, como propuseram algumas alunas no projeto “Global Issues Network, a new possible diet”; reutilização de materiais de diversas funcionalidade; otimização nas formas de transportes privados e públicos, como fizeram os alunos do EM em seu projeto de Fieldwork de Geografia, entrevistando usuários do transporte coletivo e também fazendo uso desse transporte.

SMUN

A conferência MUN da nossa escola, SMUN 2021, foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto e proporcionou 3 dias de conferências e debates intensos sobre direitos humanos, economia, guerras, história e sociedade. Este ano, por conta da pandemia, a conferência foi totalmente online, o que possibilitou a conexão entre muitos alunos de diferentes estados brasileiros, bem como o contato com estudantes internacionais residentes na Índia, Cingapura, Tailândia, Uruguai, Gana e Sri Lanka. Foi definitivamente uma grande experiência cultural, de aprendizado e diversão para os delegados, presidentes e membros do conselho executivo. Todos os participantes contribuíram para debates frutíferos e fizeram um trabalho incrível. Parabéns a todos!

Para mais informações, acesse o site oficial do SMUN: https://www.smun.ch/

TEDx@CHPR

Em novembro, os alunos do clube TEDed organizaram o TEDx@CHPR. O evento contou com a presença de alunos, pais e outros convidados, que, ao longo de uma tarde, acompanharam 11 apresentações sobre temas necessários ao convívio social no mundo contemporâneo. Realizados em 3 idiomas, Inglês, Português e Francês, os discursos foram proferidos por alunos e convidados.

Concursos de Matemática – Incentivo da Matemática

A Matemática é uma importante parte de nossa cultura. Em primeiro plano, está o descobrimento de maravilhosas estruturas e a pesquisa e o reconhecimento de ligações matemáticas no nosso cotidiano.  Por isso, é extremamente importante despertar nos alunos a consciência dos números e o raciocínio lógico. Para incentivar as aptidões matemáticas, os aprendizes participam de diversos concursos estudantis.

Pela terceira vez, no Ensino Fundamental 1, participamos do concurso Canguru de Matemática. Trata-se de uma olimpíada que sustenta a formação matemática nas escolas e desperta o gosto por pensamento lógico e combinações.

Neste ano, participaram 54 alunos. Os nossos cangurus fizeram pulos extralongos, que correspondem ao número de respostas corretas em sequência. Os alunos ganharam medalhas de ouro e de prata.

Projeto LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

A Associação Escola Suíço-Brasileira deu início em 2021 às atividades de adequação à nova lei geral de proteção de dados (LGPD – Lei nº 13.709). O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba e a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo realizaram uma parceria com uma conceituada empresa especializada para apoiá-los neste projeto.

O trabalho de adequação à LGPD tem um grande impacto nos processo administrativos e pedagógicos já existentes, todas as operações são visitadas e analisadas no detalhe. As relações com clientes, fornecedores e parceiros de negócio, também são avaliadas minuciosamente.

O ponto principal da legislação é garantir a privacidade dos dados pessoais e permitir um maior controle sobre eles. A partir disso, a criação de relações mais transparentes é uma consequência natural do processo. Não menos importante, a revisão das políticas de segurança da informação são avaliadas e adequações que permeiam a segurança da estrutura tecnológica são aplicadas para cumprimento da conformidade da lei.

Site sobre a questão ambiental (EM)

A Terra é a nossa casa e cuidar dela é uma responsabilidade de todos. A Geografia é a ciência que estuda o espaço e as interações humanas nesse espaço. Assim, a questão ambiental ganha um grande destaque, pois é resultado da interferência direta do homem na natureza. 

Com o intuito de fomentar a discussão ambiental, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba elaboraram textos sobre essa temática e publicaram em um site. Ao final da Semana de Estudos, o produto foi apresentado para a comunidade escolar e também para autoridades ligadas à pasta de meio-ambiente do município de Pinhais.

DADOS REFERENTES AO ANO LETIVO 2021

SUBIR

GESTÃO DO COLÉGIO

Diretor-Executivo Reto Schafflützel
Diretora Escolar Denise Spredemann Friesen
Coordenador Pedagógico do 9º a 4ª série do Ensino Médio Carlos Machado Jr.
Coordenadora Pedagógica do 6º ao 9º ano Christa Scapozza
Coordenadora Pedagógica do 1º ao 5º ano Monique Simone Veith Oviedo Guarderas
Coordenadora Pedagógica Educação Infantil Cintia Pries Gorz
Gerente Financeiro Edgar Pereira dos Santos
Gerente Administrativa Christiane Luisa Obst
Gerente TI Luiz Gustavo Ortigara

ESTRUTURA PEDAGÓGICA E ALUNOS MATRICULADOS

SUBIR

Alunos matriculados

SuíçosBrasileiros e Outras NacionalidadesTotal
Infantil II e III6161
Infantil III e IIII5109114
Educação Infantil5170175
1º ano7474
2º ano14647
3º ano35053
4º ano24951
5º ano53439
Ensino Fundamental I11253264
6º ano24951
7º ano34447
8º ano13536
9º ano3636
Ensino Fundamental ll6164170
1ª série33841
2ª série14445
3ª série13031
4ª série22123
Ensino Médio7131140
Total – Início do Ano Letivo29720749

Estrutura Pedagógica

NívelIdadeSérie/Ano
MESCLAR2Infantil II
MESCLAR3Infantil III
MESCLAR4Infantil IIII
Educação Infantil5Infantil V
Ensino Fundamental61º anoCertificação Externa de Exames de Língua
72º anoAlemãoFrancêsInglês
83º ano(MESCLAR)(MESCLAR)(MESCLAR)
94º ano(MESCLAR)(MESCLAR)(MESCLAR)
105º anoA1 (MESCLAR \/)
Ensino Fundamental II116º anoA1 (MESCLAR /\)
127º anoA2 (MESCLAR \/)
138º anoA2 (MESCLAR /\)
149º anoA2/B1PET | opcional
Ensino Médio151ª sérieB2 (MESCLAR \/)A2
162ª sérieB2 (MESCLAR /\)B1
173ª sérieB2/C1 (MESCLAR \/)B2CAE (MESCLAR \/)
184ª sérieB2/C1 (MESCLAR /\)B2/C1CAE (MESCLAR /\)

Evolução do número de alunos no primeiro dia letivo 2021

Evolução do número de alunos no primeiro dia letivo

DIPLOMAS

SUBIR

Diplomas de língua

LínguaExameProvaParticipantesAprovadosAprovados %
MESCLAR \/IVAA1373286%
AlemãoIVAA2554480%
DSD IB1312890%
DSD IIB2/C116956%
FrancêsDELFA1484850%
DELFB23350%
InglêsCAEB26620%
C1191950%
C27730%

Aprovação diploma IB

23
Candidatos

23
Aprovados

35,9
Pontuação Média


CARREIRA DOS FORMANDOS

SUBIR

Áreas de interesse – 2017 a 2021

Base de Cálculo: dos 109 formandos no período, 59 alunos (54,12%) já ingressaram em uma universidade.


Universidades frequentadas no Brasil – 2017 a 2021

Base de cálculo: dos 59 alunos nas universidades, 18 entraram em universidades brasileiras.


Universidades frequentadas no exterior – 2016 a 2020

Base de cálculo: dos 108 alunos nas universidades – 38 entraram em universidades no exterior.

EVENTOS

SUBIR
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

Visita Técnica – Consultoria Albert Einstein

Dias de Planejamento

Reunião de pais 2021

Simulado IB – MOCK

Cone escolar no primeiro dia de aula do 1º ano no Ensino Fundamental I

Primeiro dia de aula (Ensino Fundamental e Médio)

Primeiro Comunicado Oficial – CHPR 2021

Mapeamento dos alunos para participação das atividades presenciais

Primeiro dia de aula na Educação Infantil

Reunião da equipe CODE

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Reunião do Schülerparlament

Palestras sobre orientação profissional para a 2ª série do Ensino Médio

Comunicado emergencial referente à COVID-19

Segundo Comunicado Oficial – CHPR 2021

Reunião com a Consultoria Albert Einstein

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Reunião informativa da Gestão para pais interessados

Terceiro Comunicado Oficial – CHPR 2021

Visita Técnica – Consultoria Albert Einstein

Reunião de pais representantes

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Entrega de presentes do Dia das Mulheres

Dia da Integração na Educação Infantil

Workshop da TI para os pais da Educação Infantil e Ensino Fundamental I referente ao Google Classroom

Palestras sobre orientação profissional para a 2ª série do Ensino Médio

Palestra da It’s Cool sobre alimentação para o 5º ano

Reunião com a Consultoria Albert Einstein

Quarto Comunicado Oficial – CHPR 2021

Concurso Canguru de Matemática do 3º ao 5° ano do Ensino Fundamental I

Reunião informativa online da Gestão para pais interessados

Reunião do Schülerparlament

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Comunicados emergenciais referentes à COVID-19

Palestra com a equipe Daqui para Fora referente ao ensino superior no exterior: processo seletivo; planejamento; preparação; bolsas de estudos.

Visita Técnica online – Consultoria Albert Einstein

Swiss School News #7 | MARÇO 2021

Realização da “Primeira pesquisa de avaliação das atividades” com os pais dos alunos

Comunicado emergencial referente à COVID-19

Reunião da equipe CODE

Webinar da Consultoria Einstein para os pais e colaboradores

Comemoração da Páscoa na Educação Infantil

Palestras sobre orientação profissional para a 2ª série do Ensino Médio

Férias de outono

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Noite na Biblioteca – 1º ano EFI

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Quinto Comunicado Oficial – CHPR 2021

Capacitação Kinderuni no Ensino Fundamental I

Triagem com a fonoaudióloga no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I

Reunião do Schülerparlament

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Sexto Comunicado Oficial – CHPR 2021

Visita Técnica – Consultoria Albert Einstein

Swiss School News #8 | ABRIL 2021

Reunião da equipe CODE

Palestras sobre orientação profissional para a 2ª série do Ensino Médio

Semana da Leitura

Evento com a autora Anete Curte Ferraz sobre o processo de escrita da sua obra para os alunos 4º e 5º ano

Triagem com a fonoaudióloga para os alunos da modalidade online

Reunião do Schülerparlament

Reunião online de Pais Representantes

Sétimo Comunicado Oficial – CHPR 2021

Reunião informativa online da Gestão para pais interessados

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Oitavo Comunicado Oficial – CHPR 2021

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Concurso de Arte e Esporte para elaboração da logo esportiva

Swiss School News #9 | MAIO 2021

Festa Junina

Palestras sobre orientação profissional para a 2ª série do Ensino Médio

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Eleições da CIPA

Participação do Clube DeMUNz no Humunited 2021 – Simulação da ONU organizada pelos estudantes do Colégio Humboldt de São Paulo

Apresentações do grupo GIN sobre o tema sustentabilidade

Bate-papo virtual com a fonoaudióloga Íris do Rocio Canestraro Gomes e os pais do 1º e 2º ano

Semana da Língua Alemã

Reunião do Schülerparlament

Drive-thru: Dia da Família no Ensino Fundamental I

Entrega dos certificados do Concurso Canguru de Matemática no Ensino Fundamental I

Evento do Schülerparlament do Ensino Fundamental I

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Nono Comunicado Oficial – CHPR 2021

Swiss School News #9 | MAIO 2021

Primeira pesquisa com os professores

Tico-Tico – 1ª edição 2021

Término do 1º semestre

Curso DigiDeutsch para os alunos 2º ao 6º ano

Visita Técnica – Consultoria Albert Einstein

Swiss School News #10 | JUNHO 2021

Férias de Inverno

Semana de Planejamento dos professores

Início do 2º semestre

Comemoração do Dia Nacional da Suíça

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Reunião do Schülerparlament

Reunião informativa online da Gestão para pais interessados

Planejamento financeiro CHPR

Visita Técnica – Consultoria Albert Einstein

Reunião da equipe CODE

Coletânea de contos elaborada pelos alunos do 6º e 7º ano

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Realização das provas de proficiência em alemão (DSD)

Reunião online de Pais Representantes

Festa da Lanterna na Educação Infantil

Swiss School News #11 | AGOSTO 2021

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Entrega dos diplomas IB

Reunião do Schülerparlament

Treinamento MKT (Marburger Konzentrationstraining) para o 1º ano

Apresentações do Schülerparlament EFI para os alunos do nível. Tema: biossegurança e os protocolos

Apresentações no Ensino Fundamental I sobre a Dengue

Eleições – Eltern und Schule 2022/2023

Dia Pedagógico com todos os colaboradores

Dia Esportivo

Evento do TED-Ed

Webinar da Consultoria Albert Einstein para os alunos

Reunião informativa online da Gestão para pais interessados

Décimo Comunicado Oficial – CHPR 2021

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Comemoração do Dia das Crianças e passeios da Educação Infantil

Semana de rematrícula

Semana de Estudos

Reunião do Schülerparlament

Dia da Família na Educação Infantil

Férias de Primavera

Swiss School News #12 | SETEMBRO 2021

Palestra para os professores de Alemão: O que as pesquisas realmente mostram sobre o cérebro? O aprendizado a partir de uma perspectiva neurobiológica

Trabalho comparativo A1

Palestra sobre astronomia para os alunos do 4º e 5º ano

Reuniões de nível

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Atividades referentes ao Dia da Consciência Negra

Início do projeto “Verhaltenstraining” com os alunos do 5º ano com o objetivo de prevenir o bullying

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Feira do Conhecimento

Dia Esportivo

Swiss School News #13 | OUTUBRO 2021

Projeto de resolução de conflito no 5º ano

Avaliação final do processo de trainees – ZfA

Reunião informativa online da Gestão para pais interessados

Bazar – versão pocket

Reunião online sobre a transição para o 6º ano – pais do 5º ano

Reunião dos clubes pedagógicos do Ensino Médio: TED, GIN, SMUN e Passou dos Limites

Evento do TEDxYouth@CHPR

Workshop mensal da Consultoria Google for Education para professores

Reunião regular dos Membros do Conselho de Administração

Reunião online regular dos Membros do Conselho de Administração. Tema: COVID-19

Noite na Biblioteca

Swiss School News #14 | NOVEMBRO 2021

Almoço de integração do 3º ano e momento de bate-papo com os representantes do 4º ano para tirar as dúvidas referentes ao 4º ano

Passeio de integração do 3º ano na Chácara Terra Viva, em Quatro Barras

Visita dos alunos do 5º ano à sala de aula no 6º ano para se familiarizar com o ambiente do Ensino Fundamental II

Visita do Nicolaus

Reunião do Schülerparlament

Passeio para Morretes com os alunos do 5º ano como parte do encerramento do ciclo do Ensino Fundamental I

Apresentação com músicas em alemão e português para os pais do 3º ano como encerramento do ciclo

Café da manhã com os pais do 5º ano como parte do encerramento do ciclo no Ensino Fundamental ICafé da manhã com os pais do 5º ano como parte do encerramento do ciclo no Ensino Fundamental I

Reunião sobre a transição para o 1º ano do Ensino Fundamental – Pais do Infantil V

Formatura – alunos do 9º ano EFII e da 4ª série do Ensino Médio

Confecção do cone escolar dos alunos junto com seus pais – Infantil V

Reunião online com Pais Representantes

Tico-Tico – 2ª edição 2021

Festa de confraternização dos colaboradores

Encerramento do 2º semestre