A pandemia do Coronavírus já faz parte da rotina de todos os países e, apesar da vacina, influencia o sistema de saúde e dificulta o crescimento econômico. Mesmo assim, estamos felizes com a retomada cultural que a gradual volta ao convívio social possibilita.
Nossas escolas aprenderam a conviver com o vírus. Para podermos respeitar as regras do governo e garantir a segurança, precisamos ser flexíveis. De forma virtual ou híbrida ou totalmente presencial em sala de aula, os professores, os alunos e os pais tiveram de se readaptar e enfrentar os grandes desafios. O fato é que conseguimos prosseguir com nosso trabalho e continuamos atingindo os melhores resultados.
O senhor Maurus Sommerer, anteriormente Coordenador Pedagógico, foi escolhido para ser o novo Diretor-Executivo, assumindo o novo cargo em 15 de julho de 2021, quando o então diretor da Escola, senhor Marcel Brunner, passou o bastão para ele. Durante o mês de setembro, Maurus teve a possibilidade de se atualizar no cantão Basel-Stadt, na Suíça, onde pôde obter diferentes visões de ensino praticadas em diversas escolas e trocar ideias com diretores locais. O trabalho em conjunto com professores suíços foi um sucesso, não somente por possibilitar o aprofundamento de seus conhecimentos, mas também por incentivar um importante networking com nosso cantão patronal. Estamos convictos de que contratamos um competente diretor e excelente sucessor de Marcel. Mais uma vez, o Conselho de Administração dá as boas-vindas a Maurus Sommerer em sua tarefa de grande responsabilidade, desejando-lhe muito sucesso em suas novas atribuições, e agradece a Marcel Brunner por sua grande dedicação ao longo dos anos na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, também desejando-lhe muito sucesso em seus novos caminhos pessoais e profissionais.
O mundo muda de forma veloz e precisamos estar abertos para o novo para que os nossos objetivos sejam atingidos e para que possamos manter as demandas internacionais e a qualidade determinada por Swissness. O Conselho de Administração trabalha intensivamente com os dois Diretores-Executivos para que a excelência das escolas possa ser mantida. Sabemos da necessidade de melhorias constantes e de nos adaptar às mudanças contínuas e mundiais, cientes dos desafios que isso impõe. Para manter a cooperação entre as duas Escolas, são realizados encontros virtuais semanais entre os dois Diretores; duas vezes por mês, ocorre reunião entre eles e o Conselho de Administração. Para que as tarefas e as responsabilidades do Conselho de Administração sejam definidas claramente, o regulamento interno é revisado anualmente.
Graças ao empenho de todos os participantes – funcionários das Escolas, alunos e pais -, conseguimos atingir os nossos desafiadores objetivos. Temos consciência de que uma Escola com alto nível pedagógico necessita de uma infraestrutura compatível e de uma arquitetura moderna e contemporânea. Elaboraremos um plano-diretor para ambas as Escolas, o qual, gradativamente, adaptará a nossa infraestrutura às disciplinas do currículo para que estejamos preparados para as próximas décadas.
Os registros de contabilidade e o controle de nossas finanças devem ser seguros e transparentes. Nesses termos, é realizada uma auditoria anual. Essa revisão, inicialmente elaborada pela KPMG e atualmente assumida por um colaborador da PWC, já existe há 3 anos em nossas Escolas.
Em nome de todo o Conselho de Administração, gostaria de expressar nossos agradecimentos aos nossos dois Diretores-Executivos, Maurus Sommerer e Reto Schafflützel, pela competente gestão de nossas Escolas em São Paulo e em Curitiba. Pelo incansável empenho, nossa gratidão também a todos os professores e funcionários de nossa comunidade escolar. Também somos muito gratos aos pais pelo apoio e por confiarem seus filhos a nossas instituições.
Também agradecemos a Crispin Hugenschmidt e Pierre Felder, do Cantão Patronal Basel-Stadt; a Michael Umbricht e Frédéric Voisard, do Cantão Patronal Aargau; a Barbara Sulzer Smith, de Educationsuisse; a Fiona Wigger-Häusler, do Departamento Federal de Cultura (BAK); ao nosso Ex-Cônsul-Geral de São Paulo, Urs Brönnimann; ao nosso novo Cônsul-Geral, Pierre Hagmann, e ao nosso Cônsul Michael Schweizer, pelo grande apoio e cooperação.
Finalmente, um especial agradecimento a todos os nossos alunos: estamos orgulhosos pelo empenho e pelas metas atingidas. A todos os formandos de 2021, desejamos o melhor para o futuro.
Ronald Hugo Felder
Presidente do Conselho de Administração
Presidente | Ronald Hugo Felder |
Vice-Presidente | Bruno Larsen |
Conselheiros |
Alfredo Attié Jr. Brena Pimentel Bäumle Frédéric Roger Maurice Yannick Drouin Gabriela Hildegard Anna Frangi Doetzer Jacqueline Louise Hefti Caramurú Manuela Esther Merki Marcel Salzmann (in memorian até 11/2020) |
Membros Efetivos |
Sérgio Renato Tinguely Werner Stettler |
Membros Obrigatórios | |
Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo | Urs Brönniman |
Representantes do Corpo Docente |
Flávio Stresser Araújo Heitor França |
Presidente anterior do Conselho de Administração | Gunar Hohl |
Membros Eleitos | Sergio Mestieri Chammas |
Após um ano muito desafiador com o ensino a distância para alunos, famílias e professoras da educação infantil, pudemos com muita alegria retornar às nossas atividades no presencial. No início do ano, com a exigência do distanciamento entre alunos, preparamos e adaptamos salas suficientes para que todos nossos alunos pudessem retornar à escola de maneira segura. Como foi importante rever os amigos, voltar a brincar no parquinho, na caixa de areia e no nosso bosque.
Assim como as aulas também pudemos retornar gradualmente com nossos eventos, tão importantes e especiais para a educação infantil.
Tivemos o dia da integração, esse foi online mas não menos divertido. Pudemos vivenciar a Festa da Lanterna em pequenos grupos, e foi a primeira oportunidade de os pais poderem entrar no colégio novamente. A nossa festa da família foi muito especial e divertida, com brincadeiras especialmente preparadas. Finalizamos o ano com a vinda do Nikolaus.
Foi um ano muito especial e importante.
No final do ano, junto com o tema “Nikolaus” na educação infantil, foi desenvolvido o Projeto uma Surpresa na caixa, uma ação social comunitária, com o objetivo de desenvolver o princípio da solidariedade. Todas as famílias da educação infantil foram convidadas a preparar uma caixa com alguns itens sugeridos, embrulhada para podermos presentear 162 crianças de 0 a 3 anos do CMEI Milton dos Santos, em parceria com a Secretaria de Educação de Pinhais. No dia 08/12, pudemos ir entregar, juntos com os pais representantes, todos os presentes arrecadados. Foi um momento muito especial, ver a alegria de cada uma daquelas crianças recebendo seu presente que foram preparados carinhosamente por nossas famílias e o entusiasmo de nossos alunos em poder presentear outras crianças.
Ler é uma competência básica para uma participação ativa na vida social e cultural e oferece um alicerce para um aprendizado durante toda a vida. Uma socialização de leitura bem-sucedida já começa na Educação Infantil e, nesse contexto, assume uma posição-chave para o êxito da formação escolar.
Assim, a aquisição da competência de leitura e o prazer de ler assumem um papel central para nós como escola. Dirigimos o nosso foco para que o aluno conheça diversas estratégias de leitura e aumente a habilidade de ler a partir de métodos de leitura em conjunto.
Com ações e atividades planejadas durante o ano letivo, como concursos de leitura, semana de leitura, projetos de literatura e leitura de autores, o Colégio possibilita estabelecer uma cultura de leitura adequada a cada faixa etária. Na biblioteca escolar e na sala de aula, são disponibilizadas outras propostas para os alunos, sempre com o intuito de despertar a vontade de ler.
Qual criança nunca pensou na possibilidade de mergulhar em um mundo mágico e misterioso de histórias, rodeada de livros? À luz noturna, os alunos do primeiro e do segundo anos tiveram a oportunidade de se aconchegar com um livro em algum canto da Biblioteca, escutar histórias e se aprofundar na leitura. Nossa Biblioteca transformou-se em um universo encantado, cheio de histórias, enquanto escurecia lá fora. Essas duas noites de leitura foram organizadas pelas professoras e pela bibliotecária. Para elas, o mais importante era que os alunos, de forma consciente, vivenciassem e compartilhassem essa experiência de leitura. Depois dessa etapa, foram realizados vários ateliês para compartilhar as experiências e continuar trabalhando em conjunto.
Idiomas abrem portas, conectam pessoas e constroem pontes para outras culturas, outros países e outros modos de vida. O incentivo à língua alemã para crianças e jovens tem um papel central em nosso Colégio. Nossa preocupação é construir um ambiente de aprendizado para que os alunos possam se expressar nesse idioma o máximo possível. Por ocasião do Dia Mundial do Livro, do concurso de leitura, de projetos interclasses, como a criação de um lapbook, de uma caixa de leitura, de uma receita e até de um projeto musical, os alunos receberam diversas oportunidades para isso. Além disso, organizamos a Semana da Língua Alemã, na qual os alunos tiveram a possibilidade de fazer uma viagem virtual de uma semana pelos países de língua alemã, vivendo e conhecendo a sua cultura e suas belezas.
No Ensino Médio, foi realizado o cativante concurso de debates, no qual os alunos, em uma calorosa discussão, defenderam seus pontos de vista antagônicos. Nesse projeto didático, o objetivo é capacitar os alunos a, de forma convincente, fazer questionamentos críticos e apresentar suas opiniões. O importante não é somente oferecer a formação do idioma, mas incentivar os alunos a avaliarem as opiniões dos outros e assumir e entender outras perspectivas e pontos de vista.
Nos dias 30/06/21 e 02/07/21, 55 alunos do EF2 e do EM do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba participaram da primeira fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), a qual aconteceu no formato on-line. 10 alunos foram classificados para a segunda fase, que ocorreu no dia 06 de novembro de 2021 de forma presencial. Neste ano, o Colégio pôde celebrar a conquista de uma medalha de bronze no nível 1, em uma competição que contou com a participação de aproximadamente 18 milhões de candidatos em nível nacional.
Em Língua Portuguesa, o ano letivo de 2021 foi repleto de projetos que envolveram as várias turmas do Ensino Fundamental 2.
Durante o primeiro bimestre, os alunos do 8° ano realizaram o projeto “Prevenção às Drogas”. Já no quarto bimestre do ano de 2020, leram o livro paradidático 12 horas de terror; em 2021, realizaram a leitura e a análise da obra de José S. Ganymédes, Uma luz no fim do túnel; o próximo passo foi uma pesquisa em duplas sobre diferentes tipos de droga. O resultado foi a realização de um trabalho seguindo as normas da ABNT, com apresentação para toda a turma. Esse projeto terminou com uma palestra ministrada pela professora e mestra Luisa Veríssimo, da qual participaram os alunos do 8ºe do 9ºanos.
Quem nunca se encantou lendo um maravilhoso conto de fadas ou um conto de aventura e terror?
Os alunos do 6ºe do 7º anos tiveram uma experiência única: escreveram contos que foram organizados em uma encantadora coletânea, publicada no final da Semana da Língua Portuguesa (https://chpr.aesb.com.br/site/wp-content/uploads/2019/02/Coletanea-de-Contos-CHPR-6o-e-7o-ano-2021.pdf) .
Os alunos do 6ºano leram e interpretaram os conhecidos contos de fadas. Em seguida, com muita criatividade, inventaram ou recriaram encantadores textos, fazendo o leitor viajar pelo mundo da fantasia.
Os alunos do 7º ano mergulharam na leitura de contos de terror e aventura. Conseguiram observar as estratégias adotadas pelos autores para criar histórias que trazem suspense, fazendo o leitor ficar com medo e se divertir muito com suas criativas ideias.
Um outro importante projeto foi a simulação de um júri composto pelos alunos do 9° ano. A fim de desenvolverem a argumentação oral (um dos principais temas tratados durante o ano letivo), os estudantes participam dessa atividade. Neste ano, contaram com a presença da Procuradora do Ministério Público, Dalva Marin Medeiros, que gentilmente dividiu sua experiência com os alunos e os orientou sobre a dinâmica que ocorre em um tribunal.
Ocupando as posições de advogados de defesa, de procuradores do Ministério Público e de jurados, os jovens puderam experienciar uma dinâmica verossímil e baseada em um caso real, que serve de pano de fundo para a obra literária estudada no quarto bimestre.
Para finalizar, o maior acontecimento do ano para o ensino da Língua Portuguesa foi a Semana da Língua Portuguesa, que aconteceu de 23 a 27 de agosto. O tema foi o folclore brasileiro, cujo dia nacional celebra-se em 22 de agosto.
Houve eventos e atividades envolvendo alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, com foco na homenagem a nosso folclore, na relevância do livro como mídia privilegiada para a reflexão sobre questões identitárias e em uma abordagem transdisciplinar de produções que promovem nossa língua e cultura.
Os alunos do 6o e do 7o anos tiveram a oportunidade de acompanhar o evento de lançamento do livro A chave de ouro, de Ângela L. Xavier, que organizou uma atividade de narração e escrita sob medida para nossos alunos.
Os alunos do 6o ano tiveram ainda a oportunidade de ver suas próprias produções de histórias em quadrinho em exposição. O 7º ano pôde conhecer, no decorrer da semana, parte da obra de Álvaro Posselt, que tratou ainda de destacar em sua fala as características desta que é conhecida como a forma mais pura de escrita de poesia: o Haikai (ou Haiku).
O 8o ano colocou a mão na massa em uma Oficina de Escrita Criativa organizada pelos professores do EF2 e teve ainda acesso a considerações sobre aspectos da Argumentação em Jornais do Séc. XIX, bem como a prática de técnicas de argumentação, por meio de workshop organizado por Bruna Marcelino.
O professor Andrey Fillies do Nascimento (EF2 e EM) conversou com os alunos do 9o ano sobre o mercado editorial, promovendo a reflexão sobre os diferentes momentos que marcam o desenvolvimento e a circulação dos livros.
Os alunos do 9º ano e do EM puderam ouvir ainda o ilustrador Fabiano Vianna falando sobre sua experiência ao trabalhar com a representação imagética, em livros, de nosso folclore nacional. O aspecto transdisciplinar do trabalho com a Língua Portuguesa foi ainda ressaltado quando os alunos puderam ouvir Jonatan Silva falar sobre a integração de ficção e jornalismo, marca do seu trabalho.
Problemas de concentração e de atenção já são considerados efeitos colaterais típicos de nossa sociedade, marcada pela instantaneidade e avalanche de estímulos, principalmente após a pandemia.
Cada vez mais, alunos do Ensino Fundamental 1 mostram dificuldades para se concentrar em uma tarefa por um período prolongado, sem se distraírem por estímulos externos. Diante disso, introduzimos no 1º ano o Treinamento de Concentração de Marburg , que traz benefícios a todas as crianças.
O Treinamento de Concentração de Marburg é um bem-sucedido programa de treinamento para crianças, baseado no aprendizado, que consiste em aplicar técnicas para o alcance de uma concentração de longo período, promovendo a autorregulação. Em seis módulos, são treinadas as áreas de autoconfiança, motivação para o desempenho e a convivência construtiva para lidar com erros.
Com o envolvimento dos pais e professores nesse processo de treinamento, foi possível oferecer aos alunos um sistema de apoio para o aprendizado. No início dos módulos de treinamento, o Colégio organizou um workshop para os pais, no qual o programa foi apresentado, perguntas foram respondidas e dicas para apoiar o aprendizado em casa foram compartilhadas. Essa proposta foi implementada no Ensino Fundamental 1, pois atenção e concentração são a base para um aprendizado progressivo e para o sucesso escolar.
Neste ano, a matriz curricular do Ensino Médio foi atualizada para contemplar o Novo Ensino Médio. Nesse contexto, a disciplina de Francês passou a integrar a grade curricular, deixando de ser optativa e passando a constar do histórico escolar. Nas aulas itinerantes, os alunos continuam escolhendo as disciplinas do IB que irão compor a base de estudos. No Projeto de Vida, poderão escolher participar de diversas atividades, tais como: Jugend Debattiert, GIN, SMUN, Ted, CAS, estágios, teatro, Semana de Estudos, Semana da Economia, parlamento estudantil, cursos extracurriculares, entre outras.
Ao longo do 1º semestre, com o objetivo de contribuir para a escolha que os alunos fazem das disciplinas referentes ao IB Diploma (e que também serão decisivas para o curso universitário), realizamos uma série de palestras sobre profissões (sempre às sextas-feiras, nas duas primeiras aulas). Além dessas apresentações, convidamos universidades internacionais e nacionais (presencialmente e on-line) para conversas com os alunos, os quais também puderam contar com a orientação profissional do nosso departamento de Psicologia.
Como cidadãos que se preocupam com o ambiente em que vivemos, todos os membros da comunidade escolar – alunos, professores, funcionários, pais e até vizinhos do Colégio – envolveram-se em diversas campanhas: conscientização sobre a utilização da água; novas opções de produção alimentícia, como propuseram algumas alunas no projeto “Global Issues Network, a new possible diet”; reutilização de materiais de diversas funcionalidade; otimização nas formas de transportes privados e públicos, como fizeram os alunos do EM em seu projeto de Fieldwork de Geografia, entrevistando usuários do transporte coletivo e também fazendo uso desse transporte.
A conferência MUN da nossa escola, SMUN 2021, foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto e proporcionou 3 dias de conferências e debates intensos sobre direitos humanos, economia, guerras, história e sociedade. Este ano, por conta da pandemia, a conferência foi totalmente online, o que possibilitou a conexão entre muitos alunos de diferentes estados brasileiros, bem como o contato com estudantes internacionais residentes na Índia, Cingapura, Tailândia, Uruguai, Gana e Sri Lanka. Foi definitivamente uma grande experiência cultural, de aprendizado e diversão para os delegados, presidentes e membros do conselho executivo. Todos os participantes contribuíram para debates frutíferos e fizeram um trabalho incrível. Parabéns a todos!
Para mais informações, acesse o site oficial do SMUN: https://www.smun.ch/
Em novembro, os alunos do clube TEDed organizaram o TEDx@CHPR. O evento contou com a presença de alunos, pais e outros convidados, que, ao longo de uma tarde, acompanharam 11 apresentações sobre temas necessários ao convívio social no mundo contemporâneo. Realizados em 3 idiomas, Inglês, Português e Francês, os discursos foram proferidos por alunos e convidados.
A Matemática é uma importante parte de nossa cultura. Em primeiro plano, está o descobrimento de maravilhosas estruturas e a pesquisa e o reconhecimento de ligações matemáticas no nosso cotidiano. Por isso, é extremamente importante despertar nos alunos a consciência dos números e o raciocínio lógico. Para incentivar as aptidões matemáticas, os aprendizes participam de diversos concursos estudantis.
Pela terceira vez, no Ensino Fundamental 1, participamos do concurso Canguru de Matemática. Trata-se de uma olimpíada que sustenta a formação matemática nas escolas e desperta o gosto por pensamento lógico e combinações.
Neste ano, participaram 54 alunos. Os nossos cangurus fizeram pulos extralongos, que correspondem ao número de respostas corretas em sequência. Os alunos ganharam medalhas de ouro e de prata.
A Associação Escola Suíço-Brasileira deu início em 2021 às atividades de adequação à nova lei geral de proteção de dados (LGPD – Lei nº 13.709). O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba e a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo realizaram uma parceria com uma conceituada empresa especializada para apoiá-los neste projeto.
O trabalho de adequação à LGPD tem um grande impacto nos processo administrativos e pedagógicos já existentes, todas as operações são visitadas e analisadas no detalhe. As relações com clientes, fornecedores e parceiros de negócio, também são avaliadas minuciosamente.
O ponto principal da legislação é garantir a privacidade dos dados pessoais e permitir um maior controle sobre eles. A partir disso, a criação de relações mais transparentes é uma consequência natural do processo. Não menos importante, a revisão das políticas de segurança da informação são avaliadas e adequações que permeiam a segurança da estrutura tecnológica são aplicadas para cumprimento da conformidade da lei.
A Terra é a nossa casa e cuidar dela é uma responsabilidade de todos. A Geografia é a ciência que estuda o espaço e as interações humanas nesse espaço. Assim, a questão ambiental ganha um grande destaque, pois é resultado da interferência direta do homem na natureza.
Com o intuito de fomentar a discussão ambiental, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba elaboraram textos sobre essa temática e publicaram em um site. Ao final da Semana de Estudos, o produto foi apresentado para a comunidade escolar e também para autoridades ligadas à pasta de meio-ambiente do município de Pinhais.
Diretor-Executivo | Reto Schafflützel |
Diretora Escolar | Denise Spredemann Friesen |
Coordenador Pedagógico do 9º a 4ª série do Ensino Médio | Carlos Machado Jr. |
Coordenadora Pedagógica do 6º ao 9º ano | Christa Scapozza |
Coordenadora Pedagógica do 1º ao 5º ano | Monique Simone Veith Oviedo Guarderas |
Coordenadora Pedagógica Educação Infantil | Cintia Pries Gorz |
Gerente Financeiro | Edgar Pereira dos Santos |
Gerente Administrativa | Christiane Luisa Obst |
Gerente TI | Luiz Gustavo Ortigara |
Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total | |
Infantil II e III | – | 61 | 61 |
Infantil III e IIII | 5 | 109 | 114 |
Educação Infantil | 5 | 170 | 175 |
1º ano | – | 74 | 74 |
2º ano | 1 | 46 | 47 |
3º ano | 3 | 50 | 53 |
4º ano | 2 | 49 | 51 |
5º ano | 5 | 34 | 39 |
Ensino Fundamental I | 11 | 253 | 264 |
6º ano | 2 | 49 | 51 |
7º ano | 3 | 44 | 47 |
8º ano | 1 | 35 | 36 |
9º ano | – | 36 | 36 |
Ensino Fundamental ll | 6 | 164 | 170 |
1ª série | 3 | 38 | 41 |
2ª série | 1 | 44 | 45 |
3ª série | 1 | 30 | 31 |
4ª série | 2 | 21 | 23 |
Ensino Médio | 7 | 131 | 140 |
Total – Início do Ano Letivo | 29 | 720 | 749 |
Nível | Idade | Série/Ano | |||
MESCLAR | 2 | Infantil II | |||
MESCLAR | 3 | Infantil III | |||
MESCLAR | 4 | Infantil IIII | |||
Educação Infantil | 5 | Infantil V | |||
Ensino Fundamental | 6 | 1º ano | Certificação Externa de Exames de Língua | ||
7 | 2º ano | Alemão | Francês | Inglês | |
8 | 3º ano | (MESCLAR) | (MESCLAR) | (MESCLAR) | |
9 | 4º ano | (MESCLAR) | (MESCLAR) | (MESCLAR) | |
10 | 5º ano | A1 (MESCLAR \/) | – | – | |
Ensino Fundamental II | 11 | 6º ano | A1 (MESCLAR /\) | – | – |
12 | 7º ano | A2 (MESCLAR \/) | – | – | |
13 | 8º ano | A2 (MESCLAR /\) | – | – | |
14 | 9º ano | A2/B1 | – | PET | opcional | |
Ensino Médio | 15 | 1ª série | B2 (MESCLAR \/) | A2 | |
16 | 2ª série | B2 (MESCLAR /\) | B1 | ||
17 | 3ª série | B2/C1 (MESCLAR \/) | B2 | CAE (MESCLAR \/) | |
18 | 4ª série | B2/C1 (MESCLAR /\) | B2/C1 | CAE (MESCLAR /\) |
Evolução do número de alunos no primeiro dia letivo
Língua | Exame | Prova | Participantes | Aprovados | Aprovados % | |
MESCLAR \/ | IVA | A1 | 37 | 32 | 86% | |
Alemão | IVA | A2 | 55 | 44 | 80% | |
DSD I | B1 | 31 | 28 | 90% | ||
DSD II | B2/C1 | 16 | 9 | 56% | ||
Francês | DELF | A1 | 48 | 48 | 50% | |
DELF | B2 | 3 | 3 | 50% | ||
Inglês | CAE | B2 | 6 | 6 | 20% | |
C1 | 19 | 19 | 50% | |||
C2 | 7 | 7 | 30% |
23
Candidatos
23
Aprovados
35,9
Pontuação Média
Base de Cálculo: dos 109 formandos no período, 59 alunos (54,12%) já ingressaram em uma universidade.
Base de cálculo: dos 59 alunos nas universidades, 18 entraram em universidades brasileiras.
Base de cálculo: dos 108 alunos nas universidades – 38 entraram em universidades no exterior.