Presidente
Embora a pandemia ainda esteja presente, ela quase não afeta mais nossa vida cotidiana. Em vez disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia, juntamente com a eleição presidencial, que dividiu nosso país, substitui as manchetes diárias na imprensa e causam impacto na situação econômica.rnrnApesar de todas essas dificuldades, conseguimos apresentar novamente bons resultados neste ano.rnrnNo ano de 2022, o Conselho de Administração apoiou os seguintes projetos, todos eles de grande importância:rnrnu003cstrongu003ePlano Diretor u003c/strongu003ernrn“A escola deve mostrar uma vontade de renovação e não ser meramente um preservador de valores passados”. Kurt Tucholsky (1890 – 1935)rnrnO Conselho de Administração, juntamente com os diretores decidiu dar às nossas escolas, que foram fundadas há mais de 55 anos (São Paulo) e 45 anos (Curitiba), uma nova face arquitetônica e redesenhar a infraestrutura para as próximas décadas, de acordo com as mais recentes condições técnicas e digitais. Para enfrentar esse grande desafio, as duas instituições precisam de mais espaço, de mais salas de aula e de quadras para a prática de esportes. Também precisamos melhorar a logística e a segurança dos Pit-stops.rnrnEm Curitiba, o número de alunos tende a aumentar sucessivamente. Já em São Paulo, por uma questão logística, isso não poderá ocorrer.rnrnO plano diretor preliminar foi revisto e aceito pela Educationsuisse e pelos nossos cantões-patronos Basel-Stadt e Aargau.rnrnu003cstrongu003ePrograma de complianceu003c/strongu003ernrnO programa de compliance, iniciado pela administração financeira em 2021, foi aprovado e introduzido no final de 2022. inclui, entre outras coisas, a revisão do Código de Ética e de Conduta e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).rnrnu003cstrongu003eTrabalho em rede (Network)u003c/strongu003ernrnO Conselho de Administração considera indispensável a constante e objetiva troca de informações e a promoção de sinergias entre as duas escolas. Além dessa parceria, formamos uma forte aliança para a educação suíça no exterior, com o apoio da educationsuisse e em associação com o Escritório Federal de Cultura, os cantões-patronais, o Consulado-Geral e o Swissnex. Essa aliança foi reforçada no Congresso das Escolas Suíças no exterior, na Suíça. Foi decidido que os presidentes dos conselhos de administração das escolas suíças na América Latina se reuniriam anualmente em uma base regional, com base nos workshops já realizados pelos diretores dessas escolas.rnrnu003cstrongu003eEstatuto das Escolas Suíças no Exterioru003c/strongu003ernrnO estatuto das escolas suíças no exterior (valores, cultura, ensino e aprendizagem, gestão escolar, rede e convivência), elaborada pela Educationsuisse, foi adotado em julho. O objetivo desse documento é que ele seja compreendido e, acima de tudo, vivenciado nas escolas suíças. Formação de diretores O Conselho de Administração esforça-se por um contínuo treinamento pedagógico e empresarial de nossos diretores. Isso é realizado em conjunto com várias faculdades de formação de professores e universidades.rnrnu003cstrongu003eApoio e controle da gestão empresarialu003c/strongu003ernrnAlém da revisão mensal dos números da gestão empresarial, o Conselho de Administração é responsável por garantir que seja realizada uma auditoria externa anual.rnrnEsse controle foi realizado novamente em 2022 pela empresa PWC.rnrnEm nome de todo o Conselho de Administração, gostaria de agradecer aos nossos diretores, Maurus Sommerer e Reto Schafflützel, por sua gestão competente de nossas escolas em São Paulo e Curitiba. Um grande agradecimento também aos professores e colaboradores de nossa comunidade escolar por seu incansável compromisso. Aos queridos pais, também gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho.rnrnPelo grande apoio e parceria, também gostaríamos de agradecer às seguintes personalidades: Crispin Hugenschmidt e Pierre Felder, do cantão de Basileia-Stadt; Michael Umbricht, FrédéricnVoisard e Bettina Diem, do cantão de Aargau, Barbara Sulzer Smith, da Educationsuisse; Fiona Häusler, do Departamento Federal de Cultura (BAK); nosso Cônsul-Geral, Pierre Hagmann, e nosso Cônsul, Michael Schweizer. Finalmente, nosso muito obrigado aos nossos alunos. Importante que saibam que estamos orgulhosos de seu comprometimento e dos grandes objetivos que eles alcançaram. Desejamos aos formandos de nossas escolas um grande futuro.rnrnu003cstrongu003eRonald Felder, u003c/strongu003ernrnu003cstrongu003ePresidenteu003c/strongu003e
Presidente | Ronald Hugo Felder |
Vice-Presidente | Bruno Larsen |
Conselheiros | Brena Pimentel BäumlernGabriela Hildegard Anna F. DoetzerrnJacqueline Louise Hefti CaramurúrnManuela Esther MerkirnCarlos Rodrigo Castro SchlaeflirnEduard SchönburgrnMarianne Assfalk Kreis |
Membros Efetivos | Jan Reto AbegglenrnAndreas Göhringer |
Membros Obrigatórios | |
Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo | Pierre Hagmann |
Representantes do Corpo Docente | Enio Mondella JuniorrnLeomaris Wunderwald |
Presidente anterior do Conselho de Administração | Gunar Hohl |
Membros Eleitos | Sergio Mestieri Chammas |
Churermodell – Um espaço para viver e aprender
Um objetivo importante do desenvolvimento da educação moderna é oferecer um ensino diferenciado para atender melhor às diferentes necessidades de crianças e adolescentes e abrir espaço para que os estudantes descubram seus talentos e experimentem suas habilidades. Para promover essa capacidade e criar oportunidades de crescimento aos alunos, o colégio implementou, com muito êxito, o Churermodell (Modelo de Coira) no 1º ano do Ensino Fundamental.
Esse modelo possibilita um ensino orientado por competências, de acordo com a metodologia suíça conhecida como Lehrplan 21, na qual as competências transdisciplinares são implicitamente exercitadas e fortalecidas e as bases para o aprendizado individualizado são estabelecidas. As várias propostas de aprendizagem permitem que cada criança seja estimulada e desafiada de acordo com seus talentos.
Esta metodologia de ensino incentiva as crianças a assumirem responsabilidade por suas ações e também estabelece as bases para que os estudantes experimentem um processo de educação moderno, dinâmico e bem-sucedido, correspondente às demandas do mundo atual.
MiDU – Música nas aulas de Alemão
A música tem um papel ativo no desenvolvimento integral das crianças, seja ele intelectual, auditivo, sensorial ou motor. Canções são um recurso importante para a aquisição de uma língua estrangeira. Por essa razão, o projeto músico-pedagógico MiDU (Música nas aulas de Alemão) foi introduzido no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I. Durante uma hora por semana, professores de Música e de Alemão ministraram, em conjunto, as aulas de língua estrangeira. Os alunos praticaram a articulação, pronúncia e entonação correta das palavras por meio da repetição das canções. Assim, eles puderam desenvolver uma consciência da língua. Além disso, o canto também ajudou as crianças a memorizar e ativar estruturas gramaticais. O projeto possibilitou que os alunos se aproximassem da cultura dos países de língua alemã e aprendessem a abordar a língua estrangeira sem medo.
A disciplina de Arte no colégio
Uma das finalidades das aulas de Arte é, além de desenvolver habilidades técnicas ou manuais, colaborar para que os alunos ampliem sua visão sobre a arte na história e seu papel na construção de cada um como ser humano.
Durante as aulas desta disciplina no Colégio Suíço-Brasileiro, foram abordados conteúdos de História da Arte associados aos assuntos trabalhados nas aulas de História. Entender o significado por trás de cada conteúdo possibilitou que os alunos se engajassem mais na produção de seus trabalhos e pudessem se sentir pintores, artistas medievais, renascentistas ou modernos, por exemplo.
Ao longo do ano, foram realizadas diversas mostras na escola:
Na semana de 14 a 18 de fevereiro, juntamente com a Semana da Língua Portuguesa, houve a celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, para a qual foram selecionadas algumas imagens de artistas consagrados para compor um vídeo.
Entre os dias 21 e 25 de março, foi realizada a Semana da Língua Francesa, com duas exposições dos trabalhos dos alunos do 6º e 7º ano. Eles pesquisaram diversos países francófonos e produziram cartazes a partir de pinturas e colagens.
Para a Semana da Língua Alemã, entre os dias 13 e 15 de junho, os alunos do 8º ano produziram pinturas a óleo sobre tela em homenagem à culinária e aos produtos criados em países germânicos.
Além dessas mostras oficiais, os trabalhos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio foram exibidos por toda a escola sempre que possível. Desse modo, eles não apenas se sentiram valorizados por seus esforços, mas também puderam perceber o alcance da arte quando ela é inserida nos espaços coletivos.
Fieldwork de Geografia na Colômbia
Em agosto de 2022, a fim de conhecer diferentes contextos de aprendizagem e vivenciar experiências culturais significativas, um grupo de alunos e professores do colégio viajou para Bogotá, na Colômbia, para colocar em prática o Projeto Feições Urbanas (Urban Features Project).
Esse projeto consiste em um trabalho de campo da disciplina de Geografia IB, que propiciou aos participantes sete dias de imersão na língua, cultura e sociedade colombianas. Por meio de explorações dos diferentes contextos urbanos de Bogotá, de visitas a importantes museus e de contatos imersivos com as realidades locais, alunos e professores puderam, de maneira ímpar, desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades socioeducacionais. Para enriquecer ainda mais essa jornada, eles também tiveram a oportunidade de visitar o Colégio Suíço de Bogotá.
Sem dúvida, todo o processo foi enriquecedor e um sucesso em termos pedagógicos, pois todos os participantes puderam desenvolver apreço e empatia por outras sociedades e culturas, além de expandir a vivência internacional e o intelecto.
Campeonatos Esportivos
Alunos de diversos níveis escolares participaram dos campeonatos internos de futebol e vôlei do Colégio Suíço. Alguns torneios aconteceram ao longo do ano, durante as pausas da manhã e da tarde, até a última semana de aula do ano letivo. Os campeonatos trouxeram momentos de socialização, movimento e aprendizagem esportiva a todos os participantes.
Psicopedagogia
A pandemia trouxe um grande aumento no número de alunos com necessidades especiais, tanto no que diz respeito à aprendizagem quanto com relação à demanda por suporte psicológico.
Em janeiro, durante os Dias Pedagógicos, o setor de psicopedagogia e psicologia escolar apresentou aos professores o novo conceito de psicopedagogia do Colégio Suíço-Brasileiro. O setor, que desde 2022 é formado por quatro psicopedagogas e uma psicóloga escolar, tem oferecido muitos projetos, como o Treinamento de Concentração de Marburg, o incentivo à leitura orientada ou workshops para pais. Muitos desses projetos serão, com certeza, parte fixa do plano anual do ano letivo de 2023.
As psicopedagogas e a psicóloga não participaram apenas de projetos, mas também deram suporte aos alunos em sala de aula e foram um importante apoio para muitos pais.
Com essas ações, o colégio dá mais um passo em direção à escola inclusiva.
A prevenção do bullying na escola
Ao trabalhar habilidades sociais com os alunos e promover um ambiente de respeito em sala de aula, o colégio também desenvolve a prevenção do bullying. Ao longo de 2022, um horário foi destinado a cada turma para aulas de orientação, nas quais foram trabalhadas regras de classe, atividades para interação positiva e demandas específicas de cada grupo. Quando necessário, a psicóloga escolar participava dessas aulas propondo dinâmicas para melhorar o relacionamento da turma, sempre com o objetivo de promover a união e harmonia em sala de aula.
A psicóloga escolar realizou palestras de conscientização com a temática de Bullying e Cyberbullying com todo o Ensino Fundamental II. Conforme demanda, uma turma participou de um workshop com uma psicóloga externa sobre o tema da Comunicação Não Violenta. Além disso, foi instituído um termo de compromisso para evitar o bullying e o cyberbullying. Um advogado também compareceu à escola para explicar as consequências legais de comportamentos disruptivos.
Para identificar situações de bullying, os alunos tiveram acesso a um link no Google Classroom em que podiam denunciar tanto casos em que foram espectadores quanto vítimas. Apenas a psicóloga escolar tinha acesso ao link e, ao obter a informação, averiguava a situação de forma discreta.
Para lidar com o bullying, a principal abordagem utilizada foi o “No Blame Approach”, uma técnica bem consolidada que pode ser aplicada em todos os anos escolares. A abordagem é composta por sete passos. Primeiramente, realiza-se uma conversa particular com o aluno vítima do bullying. Explora-se como a pessoa está se sentindo, quem são os agressores e quais alunos poderiam auxiliar nessa situação. A vítima é tranquilizada e pede-se apenas que se observem possíveis melhoras até a próxima semana.
O segundo passo é reunir o grupo de alunos, tanto os agressores quanto os alunos indicados como referenciais de auxílio. Em seguida, como terceiro passo, o problema é explanado, sem atribuição de culpa. No quarto passo, a responsabilidade pela situação é compartilhada. Os alunos são encorajados a pensar no problema para que, no quinto passo, cada aluno pense em soluções ou formas de amenizar o sofrimento da vítima de bullying. Como sexto passo, o moderador da reunião incentiva os alunos a colocarem suas ideias em prática e explica que a reunião é sigilosa. Por fim, no sétimo passo, o grupo se encontra novamente em uma semana para feedback. Caso necessário, selecionamwo “No Blame Approach” não foi viável, foram realizadas as seguintes práticas: intervenção direta com os agressores e eventualmente com toda a turma e mediação de conflitos de grupos. Quando necessário, a escola entrou em contato com os pais dos alunos envolvidos nas situações de bullying a fim de pensar em estratégias conjuntas. Para o ano de 2023, planeja-se dar seguimento a esse trabalho intensivo, inclusive com uma palestra de psicoeducação para todos os pais do Ensino Fundamental II.
Planejamento escolar e profissional
Com o intuito de dar suporte aos alunos da 2ª série do Ensino Médio no processo de escolha das disciplinas para o Programa de Diploma do IB, ao longo do primeiro semestre foram desenvolvidas diversas atividades ligadas à orientação profissional. Palestras sobre o futuro profissional, questionamentos, dúvidas, possíveis caminhos a serem seguidos (sob coordenação do setor de psicopedagogia), visita de representantes de universidades e coordenadores de cursos, tudo isso fez parte do leque de oportunidades disponibilizadas aos alunos. Além disso, foram convidados profissionais de diferentes áreas que falaram sobre suas experiências, desde a escolha do curso até a formação em uma carreira. Os professores também apresentaram as disciplinas do IB e seus respectivos conteúdos e a coordenação do IB/Ensino Médio promoveu rodas de conversa com os alunos que já passaram por esse processo.
Semana da Cidadania Digital
Na semana de 24 a 28 de outubro, foi realizada a Semana da Cidadania Digital, organizada pelo CTE (Centro de Tecnologia Educacional) em conjunto com todo o corpo pedagógico da escola.
A partir do tema “Netiqueta” – etiqueta digital – foram desenvolvidas atividades em torno de cinco princípios norteadores:
Uma das missões do Colégio Suíço-Brasileiro é formar cidadãos éticos e responsáveis. Assim como na sociedade todos têm direitos, deveres, liberdade e estão sujeitos a regras individuais e coletivas, no mundo digital também existem normas de convivência.
Pensando nisso, os professores e a equipe do CTE promoveram diversas atividades: bate-papo com os alunos, contação de histórias, brincadeiras, oficinas, jogos e palestras.
Ao longo da semana, a comunidade escolar também recebeu informações com dicas sobre comportamento virtual e segurança digital.
Os novos ambientes na Educação Infantil
O ambiente educativo deve ser organizado de modo a oferecer condições adequadas para o processo de ensino-aprendizagem. Para transformar os espaços da Educação Infantil em um ambiente ainda mais lúdico, sensorial e acolhedor, foi realizada uma grande renovação em 2022.
O hall de entrada foi projetado com um cenário colorido para atividades motoras e com um novo espaço, a “praça das mochilas”, para as crianças organizarem suas mochilas, lancheiras e sapatos. Dessa forma, a organização e autonomia é estimulada desde o momento em que as crianças entram no colégio.
Dentro de sala de aula, foram feitas casinhas para serem usadas como casa de bonecas, ateliê de pintura, oficina e mercadinhos. Mesas e cadeiras em diferentes formatos também oportunizam diferentes vivências pedagógicas.
A partir desta reforma, as crianças ganharam um espaço ainda mais agradável e prazeroso de desenvolvimento, que trouxe novas oportunidades de aprendizagem.
Novo Ensino Médio
Tendo em vista a constante necessidade de adaptações, melhorias e ajustes de lei, o Colégio Suíço-Brasileiro adaptou a Matriz Curricular de 2022 de acordo com a Base Nacional Curricular Comum.
Na Educação Infantil, foi realizado um ajuste nos Campos de Experiência; no Ensino Fundamental, foi alterada a nomenclatura da Aula de Orientação para Projeto de Vida; no Ensino Médio, a lei brasileira obriga a implantação do NEM (Novo Ensino Médio). Por se tratar de um colégio internacional, que oferece o Bacharelado Internacional (IB), a carga horária já era mais extensa do que a nova exigência brasileira e os alunos já podiam escolher as disciplinas para cursar na formação específica.
Além disso, o Colégio Suíço trabalha com base no Lehrplan 21, da Suíça, que propõe um ensino orientado por competências, assim como o novo currículo brasileiro. Desse modo, não foi preciso fazer grandes mudanças para a introdução desse novo plano curricular, uma vez que a proposta de ensino do colégio já se orientava com base no desenvolvimento das competências nas diferentes disciplinas, clubes e projetos, conforme determina a lei do Novo Ensino Médio.
Clube GINs
Ao longo do ano de 2022, os alunos integrantes do clube GINs (Global Issues Network) desenvolveram vários projetos. Semanalmente, o projeto Spreading Culture levou às crianças da Sociedade Crescer atividades lúdicas e educativas e auxiliou na organização da biblioteca da instituição. O projeto Sustainable Diet manteve o diálogo com o restaurante do colégio para a continuidade da oferta de opções vegetarianas no cardápio escolar e planejou os próximos passos do projeto de compostagem e da utilização da horta para 2023.
O projeto Every Drop Counts organizou palestras educativas em sala e uma ação coletiva de doação de sangue para alunos maiores de 16 anos e funcionários da escola. Os alunos do projeto Waste Sorting and Plastic Reduction promoveram ações para a conscientização do descarte correto de resíduos para reciclagem e do cuidado com o patrimônio escolar. Além disso, eles organizaram a coleta de tampinhas plásticas, que foram doadas para o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã.
Os alunos gestores do clube GINs também trabalharam no planejamento da conferência prevista para 2023.
TEDxCHPR
Na manhã do dia 22 de outubro, aconteceu o TEDxCHPR 2022. A partir do tema “Criatividade é a inteligência que se diverte”, o evento contou com oito palestras apresentadas em português, inglês ou alemão e se desenvolveu em torno da potência da criatividade, do ensino e da pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Além da participação de um professor e de três alunos do Ensino Médio do Colégio Suíço-Brasileiro, o evento contou com dois educadores de outras instituições de Curitiba e duas alunas do Ensino Médio do Rio de Janeiro.
Kollegiale Beratung
Em 2022, a Kollegiale Beratung foi introduzida no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Graças à experiência da equipe especializada (diretor, coordenador, psicóloga escolar, psicopedagogas e, se necessário, especialistas externos), as possíveis soluções para um desafio específico enfrentado pelo professor são identificadas em conjunto, de forma bastante eficiente. A participação é voluntária e o processo segue sempre a mesma estrutura: descrição do problema/desafio, esclarecimento de questões não respondidas, contribuição com ideias de intervenção, desenvolvimento de possíveis soluções.
Visita de avaliação da Suíça
No início de novembro, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba teve o prazer de receber a sra. Bettina Diem, representando o cantão-patrono da escola, o sr. Pierre Felder do cantão-patrono da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, e a sra. Barbara Sulzer Smith, diretora-administrativa da educationsuisse.
Durante a estadia de doze dias da delegação suíça em Curitiba e em São Paulo, ocorreram discussões com a gestão escolar, professores, colaboradores e pais representantes. Foi feita uma análise da atual situação, dos processos pedagógicos de ensino-aprendizagem e dos procedimentos administrativos. Depois, em conjunto com os diretores, foram definidos objetivos estratégicos de desenvolvimento que deverão ser implementados nos próximos anos.
Como conclusão dessas discussões, pode-se afirmar que o rumo adotado pelo Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba – tanto pedagógica como administrativamente – não requer quaisquer medidas urgentes. A avaliação foi muito positiva, especialmente nas áreas do desenvolvimento do ensino (competências orientadas, diferenciação interna), no ensino inclusivo, com propostas psicopedagógicas modernas e adequadas aos alunos, e na área de digitalização no ensino (Centro de Tecnologia Educacional).
Diretor-Executivo | Reto Schafflützel |
Diretora Escolar | Denise Spredemann Friesen |
Coordenador Pedagógico da 1ª a 4ª série do Ensino Médio | Carlos Machado Jr. |
Coordenadora Pedagógica do 6º ao 9º ano | Christa Luisa Scapozza |
Coordenadora Pedagógica do 1º ao 5º ano | Monique Simone Veith Oviedo Guarderas |
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil | Cintia Pries Gorz |
Gerente Financeiro | Edgar Pereira dos Santos |
Gerente Administrativa | Christiane Luisa Obst |
Gerente TI | Luiz Gustavo Ortigara |
Suíços | Brasileiros e Outras Nacionalidades | Total | |
Infantil II e III | – | 63 | 63 |
Infantil III e IIII | 2 | 115 | 117 |
Educação Infantil | 2 | 178 | 180 |
1º ano | 4 | 64 | 68 |
2º ano | 1 | 74 | 74 |
3º ano | – | 49 | 49 |
4º ano | – | 50 | 50 |
5º ano | 2 | 48 | 50 |
Ensino Fundamental I | 7 | 285 | 292 |
6º ano | 5 | 38 | 43 |
7º ano | 2 | 51 | 53 |
8º ano | 2 | 41 | 43 |
9º ano | 1 | 31 | 32 |
Ensino Fundamental ll | 10 | 161 | 171 |
1ª série | – | 37 | 37 |
2ª série | 2 | 25 | 27 |
3ª série | 1 | 43 | 44 |
4ª série | – | 23 | 23 |
Ensino Médio | 3 | 128 | 131 |
Total – Início do Ano Letivo | 22 | 752 | 774 |
23
Candidatos
23
Aprovados
32
Pontuação Média